Você sabia que em 1974, o Brasil já estava na vanguarda da eletrificação automotiva com o Gurgel Itaipu E150? O primeiro carro elétrico nacional e da América Latina. Enquanto Elon Musk só tinha 3 anos de idade, João Augusto Amaral Gurgel estava revolucionando a indústria.
Conheça suas características:
Design Inovador: O Itaipu E150 tinha um visual que, de certa forma, lembra o Tesla Cybertruck. Suas linhas retas e robustas eram distintas e visionárias.
Autonomia: Com uma carga completa, o Itaipu alcançava uma autonomia de até 50 quilômetros. Embora modesta, era adequada para deslocamentos urbanos.
Powertrain e Baterias: Utilizava uma mecânica Volkswagen e baterias de 3,2 kW, entregando o equivalente a 4,2 cv. O peso total do carro era de 460 kg, sendo 320 kg apenas das baterias.
Desafios da Época: O peso, a autonomia limitada e o tempo de recarga (cerca de dez horas) foram barreiras para o pequenino Itaipu.
🇧🇷 Orgulho Nacional: O Itaipu E150 representa a ousadia e a visão de um fabricante brasileiro que acreditou no potencial dos carros elétricos décadas antes de se tornarem populares.
Comments